Segundo dia de aula - Terça-feira (25/02)

    Que lugar é esse?

         Cristo Redentor - Paineiras Corcovado

Objetivo: Desenvolver a noção de localização, referência espacial e percepção do espaço geográfico.

Materiais:

  • Imagens de diferentes paisagens (urbanas, rurais, industriais, naturais) impressas ou projetadas.
  • Mapa-múndi ou mapa do Brasil (dependendo do nível da turma).
  • Cartões com pistas sobre os locais representados nas imagens.

Passo a Passo:

  1. Introdução (5 min): Explique que a Geografia estuda o espaço geográfico e suas transformações. Pergunte aos alunos como identificamos um lugar e quais elementos observamos ao descrever um espaço.
  2. Distribuição das imagens (10 min): Divida a turma em pequenos grupos e entregue a cada grupo uma imagem diferente.
  3. Investigação (10 min): Cada grupo receberá pistas sobre seu local e deverá discutir onde ele pode estar localizado e quais características geográficas ele apresenta.
  4. Apresentação (15 min): Os grupos compartilham suas conclusões com a turma, explicando os critérios usados para identificar seu local.
  5. Reflexão final (5 min): Faça perguntas como: "O que esses lugares têm em comum?", "Como a Geografia nos ajuda a entender melhor o mundo?", estimulando a participação.

Dica Extra: Se possível, adicione desafios como descobrir coordenadas geográficas dos locais ou relacioná-los com eventos históricos/geopolíticos.

Essa atividade ajuda os alunos a desenvolverem habilidades de observação e raciocínio geográfico de forma interativa! 🎯🌍

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